Iniciação ao tricot


256714_10150200773854591_84395924590_6848951_2044122_o.jpg (655×917)

(imagem retirada daqui)
Agora que me encontro longe da minha máquina de costura e respectivos materiais de costura, senti a necessidade de continuar a fazer trabalhos manuais, mas teria que ser algo portátil e então pensei que um bom desafio seria o tricô. Sim, para mim é desafio, não voltei a fazer desde criança quando aprendi o básico na escola em trabalhos manuais. Terei que aprender tudo de novo e mais algumas coisas novas e aproveito para partilhar com vocês, caso estejam interessados nesta fase de iniciação. Se sim, então vamos a isso!

Nota muito importante: existem diferentes métodos de conseguir o mesmo resultado. Se conhecerem outras formas diferentes destas que vou abordar, eu gostava de saber como são feitas e nesse caso, fico aguardar pelos vossos contactos que podem fazer por email ou através da página de facebook de Panos do Vento.

Um site muito interessante com muita informação variada e com vídeos tutoriais básicos e avançados é o Drops Design. Irei privilegiar links com vídeos de forma a visualizar melhor como tricotar passo a passo. Vamos então dar início!

Malha = Ponto
O tricot tem dois pontos básicos: o ponto Liga (também chamado de tricot) e ponto Meia.
Seguem alguns links para ajudar a iniciar um trabalho:
- Montagem das malhas - estilo português.
- Montagem das malhas - estilo italiano.
- Ponto Liga e ponto Meia - estilo português.
- Tricot para iniciantes - Este vídeo mostra-lhe tudo: como montar as malhas ou pontos (ms/pts), como tricotar em Meia, em idas e voltas, e como arrematar as malhas.
- Como unir dois fios para dar continuidade ao trabalho - vídeo
- Como arrematar no fim do trabalho em ponto Meia ou Liga (também chamado mousse) - vídeo.

Ao fazer o ponto Meia simples, fica o ponto Meia de um lado e ponto Liga do outro. Para fazer um cachecol ou uma manta, por exemplo, é mais bonito o ponto ficar igual de ambos os lados, então sugiro fazer com o ponto Barra ou Canelado Inglês ou com este método semelhante. Outra sugestão, é o ponto Jarreteira que é o ponto Liga em ambos os lados.

- Ponto Canelado inglês em redondo numa agulha circular.
- Ponto Meia em redondo numa agulha circular.

Comecei a fazer uma gola com o método Jarreteira, mas eu aprendi a colocar o fio à volta do pescoço e ainda não me habituei ao método apresentado no video. O próximo cachecol quero fazer desta forma um pouco diferente e mais simples do ponto Barra ou Canelado Inglês que mencionei anteriormente. É uma sugestão de um ponto para um cachecol mais masculino, por exemplo.
Outro exemplo de um gorro e de um cachecol simples.

Para quem tem livros ou revistas em inglês:
Dicionário de Tricot Inglês – Português
Conversor inch - cm
Ravelry é um site de troca de projectos gratuitamente, só é necessário um registo.
Knitsy revista gratuita e interactiva.
Wool People revista com modelos interessantes.



Descobri este blog português Nionoi onde explica através de vídeos como tricotar.
Espero que esta informação vos seja útil e fico aguardar por sugestões vossas!


1 comentário:

Gladys Perfeito disse...

Adorei a Revista! Já salvei no Pinterest!
Obrigada por compartilhar!
Beijos